Artigo

A CHAVE DA GESTÃO DE EQUIPES: FORÇA DA SINCRONIZAÇÃO

Você já se perguntou por que peixes formam cardumes? Por que lobos se deslocam em fila indiana? Quem foi que ensinou os pássaros a voar formando a letra V no céu?

Existe algo aí! Estudos mostram que os animais se utilizam de uma força presente na Natureza para conquistar grandes resultados. Essa força é estudada por filósofos a milhares de anos. Mas foi nesse século, com os estudos das interações entre os animais, e o ambiente que eles vivem que esse conhecimento chegou a um novo patamar. Estamos falando da força da Sincronização.

Sincronização é uma força da Natureza, como a Gravidade ou a força Eletromagnética. Nos estudos de filosofia os primeiros relatos que se tem conhecimento sobre Sincronização são de mais de 2mil anos atrás com Aristoteles, Plotínio e outros filósofos. No século passado o psicólogo Carl Jung criou o termo Sincronicidade e a partir daí, associado a físicos começou a desenvolver novas reflexões sobre o tema. Mas foi nesse século com os estudos do Matemático Steven Strogatz  e sua equipe da Universidade de Cornell nos EUA, correlacionando a Sincronização não só entre as relações humanas, mas entre todas as relações presentes entre os animais e a Natureza como um todo, que alcançamos um novo nível de conhecimento sobre o assunto.  É a força da sincronização que os animais usam para resolver os seus problemas com mais sucesso.

E afinal, o que é sincronizar?

Sincronizar é quando dois ou mais indivíduos praticam a mesma ação no mesmo sentido. É o que os animais mais fazem na natureza pra ter bons resultados. Exemplo: os peixes em cardume estão sincronizando entre eles, os lobos quando caçam também, os pássaros quando voam juntos também.

Exemplos:

1 – Uma pessoa andando e outra correndo na mesma rua estão em sincronia? Não. Estão praticando ações diferentes.

2 – Duas pessoas dançando juntas estão em sincronia? Depende. Se uma estiver dançando valsa e a outra Zumba, estão em sincronia? não. Ação igual mas sentidos diferentes.  As duas estão dançando, Mas ainda não tem harmonia entre elas.

3 – Suponha que você tenha um pacote de balas pra vender. E o teu objetivo é vender o pacote inteiro com o maior lucro possível. O que é sincronizar nesse caso? Adianta você vender cada bala pelo preço de custo? O preço que você pagou? Provavelmente vai vender mais rápido e mais fácil, mas e o lucro? Sincronizar nesse caso é, praticar a mesma ação, de vender cada uma das balas, no mesmo sentido do que você quer, do lucro, por exemplo criando uma estratégia de vender cada bala pelo melhor preço possível.

E foi observando os animais na natureza que os estudos evoluíram, se os animais são capazes de usar a sincronização para ter melhores resultados, você também pode.  Só que isso é só o começo, os estudos mostram que existem tipos de Sincronização, pré requisitos pra sincronizar, estratégias para sincronizar e é isso que eu compartilho com você nos outros textos do meu blog.

Assista o video a seguir:

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Veja mais em www.adrianosimoes.com.br

Adriano Simões – Palestrante Comportamental Especialista em Gestão de Equipes