Artigo

DUAS REGRAS PARA SINCRONIZAR SUA EQUIPE

A vantagem da força da Sincronização está na simplicidade em usá-la. É simples fazer Mente de Colmeia*, até os animais fazem, porém da mesma forma que você usando a força da Gravidade, sabe que se arremessar uma bola para cima, ela vai cair em algum momento, estudos mostram que existem algumas regras também para a força da Sincronização.

Nesse artigo vou compartilhar com você duas regras.

Para falar da primeira regra veja este video da Universidade de Harvard:

Esse aparelho é um tipo de pêndulo que oscila de acordo com a base. Quando se colocam todos numa base rígida, cada um tem sua própria oscilação. Mas quando colocados numa base flexível, a força da Sincronização atua, e eles começam a oscilar juntos. E quando colocados de volta numa base rígida deixam de sincronizar novamente. Olha que ensinamento da Física para você!

A primeira chave para Sincronização acontecer é: Base flexível. E se tem um ponto de semelhança, entre pêndulo, Natureza e relações humanas é justamente a base flexível. Está tudo acontecendo o tempo todo na sua vida, o segredo é aprender a enxergar novas possibilidades.

Segunda regra para sincronizar: Criar Ciclos. Toda Sincronização tem inicio, meio e fim. Isso não vale só para a Mente de Colmeia*, mas para o Efeito Manada* também. Um furacão começa, tem seu ponto máximo e termina. Peixes se agrupam e formam Mente de Colmeia para se proteger e depois dispersam quando o predador vai embora.  Pássaros formam Mente de Colmeia no final da tarde para dormirem juntos, e assim diminuírem o risco de predadores. Eles não ficam nesse agrupamento o tempo todo, por que é importante você saber disso? Porque o incentivo para você fazer Mente de Colmeia com seu grupo e com o ambiente tem que ser constante.  O que te empolgou ontem a ser muito produtivo, pode não te empolgar hoje, e cabe a você lembrar que todo dia tem que se automotivar para entrar num novo ciclo sincrônico. E como fazer isso? Veja os textos sobre gatilhos da Sincronização no meu Blog.

*Mente de Colmeia: é um tipo de sincronização entre indivíduos e ambiente onde todos praticam a mesma ação, no mesmo sentido, buscando um resultado coletivo superior ao resultado de apenas um indivíduo.

*Efeito Manada: é um tipo de sincronização entre indivíduos e ambiente onde todos praticam a mesma ação, no mesmo sentido, porém buscando um resultado apenas em seu próprio benefício.

Assista mais neste video a seguir:

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Veja mais em www.adrianosimoes.com.br

Adriano Simoes – Palestrante Comportamental Especialista em Gestão de Equipes