Artigo

O QUE NÃO FAZER EM EQUIPE!

Existem várias atitudes que posso te passar para VOCÊ se dar bem com seu grupo. Para começar neste texto compartilho a principal atitude que NÃO se deve ter em equipe: se deixar ser levado, quase que inconscientemente, pelo MAU Comportamento Coletivo.

E como seria isso?

Vou te pegar no pensamento, quando você ainda não teve a atitude.  Sabe quando se pensa assim:

“Poxa, eu não vou ficar perdendo meu tempo arrumando isso aqui, sendo que ninguém arruma” ou quando você se atrasa um pouco, e alguém vem te cobrar e já logo pensa:

“Caramba, um monte de gente se atrasa ninguém fala nada, quando é comigo” – ou ainda:

“Aqui cada um só pensa no seu, ninguém se preocupa comigo, então a partir de agora vou ser assim também, não vou me preocupar com mais ninguém”.

Já aconteceu isso com você? Se reconheceu nos exemplos?

Olha só, esse tipo de pensamento não é culpa sua exclusivamente. Quem faz isso não é a pessoa mais egoísta e individualista do mundo, que só pensa nela. Na verdade esse tipo de comportamento tem um nome: Efeito Manada. É principalmente ele que deve ser evitado em equipe.

Eu já falei desse tema em outros textos e vídeos aqui no meu canal. É quando todo mundo pratica a mesma ação, tem a mesma atitude, só que a pessoa não está fazendo isso porque acha o correto a se fazer. Ela simplesmente o faz porque todos estão fazendo também. É a força da sincronização atuando.

Isso gera no indivíduo uma tendência natural de querer seguir o grupo. E se você não tomar cuidado vai começar a trabalhar errado também! Começará a não arrumar a mesa porque ninguém arruma, chegar um pouquinho atrasado porque todo mundo chega, e parar de ajudar os outros porque ninguém te ajuda.

Sabe aquela clássica frase: “faz o seu e não se preocupa com os outros”? É totalmente Efeito Manada. Se todos começarem a fazer isso o que vai acontecer? Se todos fizerem só o seu e não se preocuparem com o trabalho dos outros membros da equipe, qual a chance disso dar certo no final?

Esse caminho acaba com o SEU trabalho em equipe. Não vá por ele!

*Observação: Se ainda assim você quiser continuar seguindo a Manada, por sua conta em risco, tudo bem! A chance de insucesso é enorme! Depois não diga que eu não avisei!!!

Quer entender mais sobre o que não fazer em equipe e sobre Efeito Manada?
Assista o vídeo e aprenda tudo sobre o assunto:

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Adriano Simões – Palestrante Comportamental Especialista em Gestão de Equipes