Artigo

COMO PROMOVER A UNIÃO DA SUA EQUIPE?

Neste artigo vou te contar uma das melhores sacadas na minha opinião para melhorar o relacionamento dentro do seu grupo e promover a união.

O que eu vou te passar agora é algo que já faço faz 6 anos com excelentes resultados. Mudou a minha vida para melhor, pode mudar a sua, você pode ajudar outras pessoas a mudarem também e com certeza vai causar união do seu grupo.

A sacada é praticar uma ação social. Um voluntariado que pode e DEVE envolver todo o seu time. Existem diversas linhas de ações sociais e dentro dessas linhas uma infinidade de possibilidades. Vou te passar 3 possibilidades aqui, mas primeiro deixa eu te explicar porque isso dá certo:

Já aconteceu com você de estar andando na rua e alguém te pedir uma ajuda? Para atravessar a rua por exemplo? Se você perceber ali na hora que aquilo é verdadeiro, que a pessoa não está querendo nada em troca, apenas e exclusivamente a sua ajuda para atravessar a rua porque ela está com um problema de locomoção por exemplo, você tende a ajudar. Por que?

Por alguns motivos, vou citar 3:

Primeiro: Princípio da Utilidade.

Você se sente útil praticando aquela ação, te faz bem ajudar o outro. O ato é recíproco. Você ajudou e foi recompensado com a satisfação em ter ajudado. Nem é necessário ouvir um obrigado para se sentir bem.

Segundo: Valor Sócio-Educacional.

Você aprendeu durante a sua educação social que ajudar uma pessoa necessitada a atravessar a rua é um bom valor, é justo você doar esta ação para a pessoa sem pedir nada em troca, é o certo a se fazer. Isso te traz um reforço positivo e também te leva a executar a ação.

Terceiro: o maior pilar na minha opinião da moralidade social, Empatia.

Quanto pior for a condição da pessoa para atravessar a rua, mais você vai sentir a necessidade de ajudar. Porque o teu cérebro começa a se conectar com aquela situação e você começa a se enxergar naquela condição desconfortável que o outro está passando, você diz para si mesmo: “já pensou se fosse comigo?” ou “poderia ser eu passando por isso, precisando de ajuda” e a medida que você se coloca na situação do outro, te faz sentir o quanto sua ajuda é necessária. Se a pessoa cair enquanto você ajuda ela a atravessar a rua então, você nem conhece a pessoa, mas vai tentar parar o trânsito, chamar a ambulância, independente dos compromissos que teria para fazer. Porque você vai se ver tão envolvido naquela situação que de alguma forma vai tentar ajudar. A empatia gera urgência no teu cérebro, e o que ele faz? Coloca tudo que ele estava pensando de lado e foca na urgência.

Utilidade/Valor Sócio-Educacional/Empatia que te trazem sentimento de recompensa, justiça e urgência. Estes três por sua vez trazem foco, ação e sensação de bem estar. Com tudo isso com certeza você terá um momento INESQUECÍVEL.

Agora imagine isso em um grupo de trabalho, pense na sua equipe realizando algo que faça eles se sentirem úteis, que seja necessário e justo ser feito, que exista uma falta daquilo no mundo e que desperte a empatia deles, que seja urgente, ou se faz agora, ou depois não dará mais tempo?

Uma situação dessas fica gravada para sempre na mente da pessoa. Eternamente ela vai lembrar daquela vez que ajudou uma desconhecida na rua, e ela ajudou, depois ligou no hospital para saber se a pessoa ficou bem, enfim… uma ação dessas promove um elo entre os envolvidos.

Agora imagina levar isso para dentro da sua equipe? Será que é possível? Claro que sim! Se fizer direito uma ação dessas promove uma forte e SUSTENTÁVEL União da Equipe. Depois de um treinamento desses, de grande impacto, os colaboradores vão poder levar esses princípios para o dia a dia, para as atividades do trabalho e o melhor de tudo, você ainda estará contribuindo um pouquinho mais com a melhoria do mundo que vivemos.

Então vamos lá: 3 formas simples e efetivas de praticar uma ação social envolvendo sua Empresa:

1 – Voluntariado Informativo:

Ao estilo Campanha de Conscientização, pode ser feito uma parceria com algum fornecedor seu por exemplo, onde ele sede o material impresso e sua equipe faz a divulgação.

Exemplos:

1.1 – Na Medicina Veterinária temos as campanhas de combate as zoonoses. Que são aquelas doenças que passam dos animais para nós. Todo mundo quer a saúde própria e dos seus animais, então isso é uma boa ação social.

1.2 – Na Medicina Humana temos as campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata por exemplo. Viver mais e com qualidade está na pauta de todos nós.

1.3 – Numa empresa grande como a Marimex por exemplo, existem campanhas maiores estilo o projeto “Conheça o Porto” que existe na cidade de Santos e leva jovens para conhecerem e entenderem o funcionamento do Porto da cidade, isso funciona como um tipo de orientação profissional abrindo o leque de possibilidades para os envolvidos.

1.4 – Em empresas pequenas, existe a possibilidade de ações mais simples como cartazes de apoio a todo tipo de utilidade pública, exemplos: folhetos ou banners explicativos de como oferecer ajuda a pessoas que possuem deficiência visual, onde participar de um mutirão de ajuda humanitária a moradores de rua, a importância da reciclagem, como fazer a coleta seletiva do lixo, como evitar o desperdício de água e alimentos e outras possibilidades que mostrem o engajamento da empresa com a responsabilidade social.

A segunda possibilidade simples de praticar uma ação social é:

2 – Voluntariado de Arrecadação:

A empresa faz uma parceria com alguma ONG ou grupo de assistência pública a crianças ou idosos por exemplo, e é feito uma campanha de arrecadação de presentes ou utensílios para serem doados a um determinado grupo. Você engaja sua equipe nessa ação, e eles ficam responsáveis pelo recebimento das doações na Empresa. No dia da entrega dos produtos todos vão juntos entregar pessoalmente para as pessoas que estão precisando. Praticar o bem é um bom valor sócio educacional, a pessoa se sente útil e existe um ideal de justiça por trás.

Recapitulando então: campanha de conscientização, centro de arrecadação e, o mais legal na minha opinião:

3 – Voluntariado Ativo:

Sua equipe indo até um local específico colocar a mão na massa para ajudar. Exemplos: Fazer uma atividade recreativa com crianças num orfanato, campanha de doação de sangue, ajuda na reconstrução de um abrigo para idosos, revitalização de praças, projeto de mentoria profissional com adolescentes como eu faço, tem um monte de possibilidades e a partir dessa vivência se começa a olhar os seus próprios problemas por outro ângulo. Ocorrem reflexões sobre o que realmente importa na sua vida, sua empresa e todos que compõe a sua equipe.

Enfim, esse estilo de treinamento de ações sociais, trazem várias situações novas para os envolvidos onde eles vão ter que aprender a trabalhar juntos e o objetivo em comum, o ajudar, faz com que isso aconteça e com certeza essa experiência servirá como lição de vida para melhorar o trabalho deles e você vai ter um ganho enorme na união da EQUIPE.

 

Quer saber mais sobre Trabalho em Equipe? Assista o vídeo no meu canal:

 


Adriano Simões – Palestrante Comportamental Especialista em Gestão de Equipes